A Faculdade de Educação da USP promove nesta terça-feira (1º) o Simpósio Internacional Plataformização e Privatização da Educação Pública. O evento vai reunir pesquisadores(as) e especialistas de diversos países com os objetivos de debater e disseminar pesquisas internacionais e nacionais sobre o fenômeno da plataformização da educação pública, em articulação com a crítica à privatização e aos efeitos concretos nas redes de educação básica pública e no trabalho docente.
:: Receba notícias da APP pelo Whatsapp ou Telegram
Voltado para alunos(as) de graduação, alunos(as) de pós-graduação e professores(as) da educação básica, o simpósio tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPp) e será transmitido ao vivo no canal da FEUSP no YouTube. Confira no final da notícia a programação e os(as) convidados(as) para as mesas de debates.
O tema do evento acadêmico da FEUSP aborda fenômenos que a APP-Sindicato tem feito a denúncia e o enfrentamento no Paraná nos últimos anos. Em julho de 2023 o sindicato realizou, por exemplo, o Seminário Plataformização da Educação.

No mesmo ano, a APP também divulgou os resultados da Pesquisa Plataformização da Educação. O estudo mostrou que mais de 70% dos(as) professores(as) da rede estadual relatam adoecimento pelo uso de plataformas digitais e que, para 83% dos(as) professores(as), as plataformas digitais não melhoraram o aprendizado dos(as) estudantes no Paraná.
Em 2024, durante todo o ano, greve e atos da campanha Não Venda a Minha Escola mobilizaram a categoria e a sociedade contra o programa “Parceiro da Escola”, projeto do governador Ratinho Jr. de privatização da gestão das escolas públicas.
As lutas contra os efeitos da plataformização e da privatização da educação continuam na agenda da APP-Sindicato. Neste ano, a mobilização está focada no combate ao assédio e ao adoecimento da categoria, provocados por esse modelo de gestão da educação.
Simpósio Internacional Plataformização e Privatização da Educação Pública
Data: 1º de julho de 2025
Local: Auditório da FEUSP, com transmissão no canal da FEUSP (YouTube)
14h – 16h15
Mesa 1 – Capitalismo Digital, Neoliberalismo e Reformas Educacionais
Enrique Díez Gutiérrez (Universidade de León, Espanha)
Carolina Catini (Unicamp)
Cristina Pulido (Universidade de Valência)
Leonardo Crochik (Instituto Federal de São Paulo | REPU)
Coordenação: Fernando Cássio (FEUSP | REPU)
16h15 Intervalo
16h30 – 18h30
Mesa 2 – Plataformização, Governança e Filantrocapitalismo Educacional
Geo Saura (Universidade de Barcelona)
Marina Avelar (UFMG | INCT Gestrado)
Andreza Barbosa (PUC-Campinas | REPU | Gepud)
Vera Bohomoletz Henriques (IFUSP | APEP)
Coordenação: Salomão Ximenes (FEUSP | REPU)
Organização:
FEUSP
Rede Escola Pública e Universidade – REPU
Parceria:
Grupo Escola Pública e Democracia – Gepud
Grupo de Estudos e Pesquisas em Direito à Educação, Economia e Políticas Educacionais – DEEP-USP
Observatório de Políticas Educacionais do Grande ABCINCT Gestrado
Apoio: CNPq