:: Série de reportagens sobre a pesquisa Plataformização da Educação
:: Governo cobra metas abusivas, mas não oferta estrutura adequada para uso de plataformas digitais
:: Mais de 70% dos(as) professores(as) da rede estadual relatam adoecimento pelo uso de plataformas digitais, revela pesquisa
:: Para 83% dos(as) professores(as), plataformas digitais não melhoraram aprendizado de estudantes no Paraná
::Sobrecarga e assédio atingem mais de 30% dos professores(as) do ensino fundamental, revelam pesquisas
::Exclusivo: mais de 70% dos(as) professores(as) da rede estadual relatam adoecimento pelo uso de plataformas digitais, revela pesquisa
Outros materiais da APP
:: Confira o manifesto da APP-Sindicato sobre a “Educação humanizadora em tempos de tecnologias digitais”
:: Acesse o jornal 30 de agosto edição pedagógica sobre a plataformização <<
:: Seminário de plataformização
Educadores(as) de todo o Paraná e pesquisadores(as) debateram, no dia 1º de julho, o avanço da plataformização na rede estadual de ensino, refletindo sobre seus impactos no trabalho docente e na aprendizagem, bem como as dimensões política, econômica e ideológica do projeto de desumanização em curso nas escolas do Paraná.
Organizado pela Secretaria Educacional, o seminário “Plataformização da educação: um debate necessário” lotou o auditório da sede estadual da APP para refletir sobre o tema e partir da crítica para a ação crítica, construindo estratégias de resistência e enfrentamento. A mesa da manhã, com a presença da Profª. Drª. Carolina Batista Israel, da UFPR, e do Prof. Dr. Roberto Moraes Pessanha, da UFRJ, foi transmitida ao vivo nas redes do Sindicato. Confira os materiais apresentados:
>> Plataformização da Educação: Um debate necessário – Prof. Dr. Roberto Moraes Pessanha
:: Referências:
• CATINI, Carolina de Roig. Para a crítica da educação neoliberal: entrevista com Christian Laval. Entrevista de 2020.
• DARDOT, Pierre e LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.
• DIJCK, José Van e POELL, Thomas. Social media platforms and education. (acesso em 30/06/2023)
• DIJCK, José Van. La cultura de la conectividade: uma história crítica de las redes sociales. Buenos Aires (ARG): Siglo Veintiuno Editores, 2016.
• FEDER, Renato. Educação para o futuro: passo a passo para construir uma gestão educacional focada em resultados. São Paulo: Gente, 2023.
• FREITAS, Luis Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2019.
• FREITAS, Luis Carlos de. Anotações sobre a conjuntura e a política educacional. Texto de debate na ANFOPE – em 28/03/2022.
• FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação omnilateral. In: Caldart, Roseli. PEREIRA, Isabel Brasil. ALENTEJANO, Paulo. FRIGOTTO, Gaudêncio. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Expressão Popular, 2012.
• GARCIA, Sandra Regina et all. Proposta de referencial curricular para o novo Ensino Médio paranaense: apontamentos para o debate. IN: Novo Ensino Médio do Paraná: precarização, reducionismo e empobrecimento curricular na formação das Juventudes.
• GOLDENSTEIN, L., e SEABRA, M. Divisão territorial do trabalho e nova regionalização. IN: Revista Do Departamento de geografia, 1, 21-47, 2011.
• HAN, Byung-Chui. Infocracia: digitalização e a crise da democracia. Petrópolis: Vozes, 2022.
• HAN, Byung-Chui. Psicopolítica: neoliberalismo y nuevas técnicas de poder. Barcelona (ES): Herder Editorial, 2021.
• HAN, Byung-Chui. Sociedade do Cansaço. Petrópolis: Vozes, 2019.
• LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: neoliberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Planta, 2004.
• LAZZARATO, Maurizio e NEGRI, Antonio. Trabalho Imaterial: formas de produção da subjetividade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2013.
• MARCUSE, Hebert. O Homem Unidimensional: estudos da ideologia industrial avançada. São Paulo: Edipro, 2021.
• MEC. BNCC – Base Nacional Comum Curricular.
• MORAES, Roberto. Plataformização da educação. Texto publicado em seu blog em 2021.
• ORWEEL, George. 1984. São Paulo: Cia das Letras, 2009.
• SILVA, Patrícia e COUTO, Eduardo Souza. Plataformização da aprendizagem e protagonismo do ecrã na prática pedagógica. Preprint de 2022.
• ZUBOFF, Shoshana. A era do capitalismo de vigilância: a luta por um futuro humano na nova fronteira de poder. Rio de Janeiro: Intriseca, 2021.
• Grupo de trabalho do CGI. Educação em um cenário de plataformização e de economia de dados: Parceria e assimetrias (acesso 18/07/23)
• Grupo de trabalho do CGI. Educação em um cenário de plataformização e de economia de dados: Problemas e conceitos